Sou a média das cinco pessoas com quem mais convivo.


Jim Rohn, escritor motivational americano, escreveu: You are the average of the five people you spend the most time with.

As pessoas com que passamos mais tempo vão conseguir moldar-nos mesmo que não queiramos.  É inevitável. 

No comportamento, nas atitudes e mais importante nos RESULTADOS!

A sua influência vai determinar em muito a nossa capacidade de pensar, falar, fazer e SER. O mais certo é começarmos a pensar e agir como eles. 

Pense nas pessoas que que lhe são mais próximas fisicamente, como a familia, os amigos, e os colegas no trabalho. Não de somenos importância, nos tempos que correm não podemos esquecer os mais próximos digitalmente, como sejam os grupos temáticos, os micro e macro influenciadores e ditos “amigos digitais”. 

Por vezes os nossos sonhos podem ser maiores do que o ambiente motivacional em que nos inserimos e para isso, não existe outra forma, teremos que arriscar e sair da nossa zona de conforto e assumir a mudança de ambiente para concretizar os sonhos e os objectivos que nos propomos alcançar. 

Assuma o controle: Construa a sua própria bolha

Tony Robbins, Coach e um estratega empresarial afirmou que The quality of your life is the quality of your relationships

É um facto que certas pessoas são como chumbo e outras como motores de Fórmula Um. É da vida e nada podemos fazer para mudar essas pessoas. Concentrarmo-nos nas nossas capacidades, nos nossos sonhos e na energia necessária para implentar a mudança,é o foco onde devemos apostar todas a fichas. 

Muitas vezes, caímos na ilusão de acreditar que relacionarmos-nos com pessoas negativas ajuda-nos a perceber o que é necessário para ter uma vida positiva. 

Acharmos que fazendo todas as coisas bem feitas mas não estando rodeados das pessoas que nos fazem crescer o mais certo é falhar o nosso propósito. 

Construa ativamente a sua rede social e não deixe que dependa da proximidade familiar, laboral ou digital. Nem cometa o erro procurar novos resultados com práticas antigas. 

Faça um exercício de autocrítica dura e crua, a mudança vai ferir interesses, vai tirar aqueles que se habituaram a depender de si para sobreviver, a fonte de energia que tanto jeito lhes dava. Precisa estancar esses sorvedouros de energia vital que o rodeiam. 

Planeie conscientemente quais as opiniões, as atitudes e filosofias de vida que permite e não permite circularem na sua bolha.

Nos dias que correm, a expressão, todos vivemos em bolhas e que com isso a nossa vida colectiva está cada vez mais pobre. ESQUEÇA!  

Tudo uma estratégia de controlo  para enfraquecer a SUA vontade em construir a bolha que necessita para sobreviver no meio de todas as outras bolhas. 

A sua missão diária é garantir que a sua bolha é aquela que sobe mais alto, aquela que a faz alcançar os seus objetivos.

3 lápis de cor e 1 papel

Como começar a compartimentar as pessoas que conhecemos em caixinhas, para assim ser mais fácil definir as estratégias necessárias para se afastar das pessoas Negativas e construir uma relação saudável com as pessoas Positivas?

Abraham Lincoln tinha uma boa expressão sobre a preparação para a execução de uma tarefa e alcançar com sucesso o objectivo proposto. Dêem-me seis horas para cortar uma árvore, que passarei a primeira a afiar o machado. Existirão com certeza muitos métodos, eu uso este que é bastante simples e eficiente, 3 lápis de cor e 1 papel branco. 

Dentro das pessoas Negativas que menosprezam as nossas ideias e atrapalham os nossos objetivos, subdividem-se em duas categorias, os Fardos e os Opressores.

Os Fardos são aquelas pessoas muito bondosas e simpáticas, que nos querem o bem e demonstram muito carinho mas têm um medo terrível da novidade, quando lhes cheira a mudança têm receio que ao descobrirmos novos mundos queiramos ganhar asas. 

Os Opressores são verdadeiros psicopatas, desprovidos de sentimentos. São pessoas que podem ser muito simpáticas em contactos superficiais mas numa relação mais duradoura vão evidenciando sinais de despotismo em que o seu interesse prevalece sobre o dos outros. 

O que distingue estes dois tipos de pessoas negativas é a localização do peso que sentimos, com os Fardos arrastamos um grilhão impedindo-nos de andar, arrastando-nos com dificuldade ao longo da nossa caminhada, com os Opressores somos esmagados com o peso desmesurado da sua ambição. 

As pessoas Positivas acreditam genuinamente que somos capazes, são racionais e imprimem bom senso nos seus comentários. Não procuram obter vantagem do seu sucesso mas se puderem beneficiar com uma parceria saudável, não hesitam em construir pontes com duplo sentido. Umas vezes oferecem sem interesse só porque se lembraram de si e outras vezes pedem algo em troca porque acreditam que o seu conhecimento e habilidade podem ser úteis para o sucesso deles. Para perceber se está a lidar com uma pessoa positiva, no final terá que sentir aquela sensação de bem-estar e satisfação em ter gasto o seu tempo com essa pessoa. 

Um exercício simples para determinar quais das pessoas que o rodeiam são Negativas e Positivas.  Três lápis de Cor e uma folha de papel são o suficiente para este método. 

No Circulo Preto escreva o nome das pessoas que a fazem sentir mal, não acrescentam nada à sua vida, drenam a sua energia e atrapalham o seu crescimento e o alcance dos seus objectivos. 

No Circulo Vermelho escreva o nome das pessoas que para além das características existentes no circulo preto, você não consegue afastar no curto nem no médio prazo, como por exemplo um chefe de trabalho ou um familiar. 

No Circulo Azul escreva o nome das pessoas que lhe querem bem, que apostam em si, que partilham ideias e acrescentam pontos à sua vida!

A vantagem de usar esta técnica é que lhe permite encontrar pontos de convergência para certas pessoas que não consegue identificar com clareza a que circulo pertencem. 

Intersecção de três círculos

As pessoas que colocou no Circulo Preto são aquelas que necessita se afastar rapidamente e sem olhar para trás. Bloquei os contactos, bloquei as redes sociais, desapareça para sempre da vida dessa gente. CORRA! 

As pessoas do Circulo Vermelho são pessoas que requerem algum cuidado na forma como vai estabelecer a sua relação para o futuro, porque infelizmente não pode tomar decisões bruscas e precipitadas. Seja prudente e muito racional na forma como vai desenvolver o seu processo de autonomização. Deixe de partilhar assuntos importantes para si, limite-se ao essencial e construa um muro pedra a pedra sem pressa e muita tranquilidade. O processo vai ser longo, demorado e por vezes muito doloroso, porque ao contrário da pessoas do circulo preto, estas vão continuar a querer beber o seu sangue, e tal como os vampiros quando começam a sentir que a fonte está a reduzir o caudal, ficam mais alertas e usam todos os esquemas e argumentos do manual da manipulação para o convencer que você é que é o culpado, o idiota, o traiçoeiro, o canalha, o parasita, o incompetente, aquele que não merece a sorte que tem em ter como amigo ou chefe uma sanguessuga que lhe drena a energia muito lentamente. Resista e lute com sabedoria.  

O Circulo Azul, é sem dúvida o seu bem mais precioso, o mais relevante e o que mais importa preservar. Estas pessoas são aquelas que deverá dedicar tempo e energia, manter por perto,  partilhar os seus sonhos e construir pontes para o futuro. 

Muita atenção, como gere a relação com estas pessoas. Não caia nos seus círculos preto ou vermelho.

Vencer o jogo da vida só depende de si! 

Não sou um mentor ou um Coach, a única coisa que lhe posso oferecer é este artigo que poderá ajudar a abrir perspectivas sobre as opções de vida que tomou e que por alguma razão parece que o tempo já não é o certo e os objectivos que persegue são pouco estimulantes. 

Vencer o jogo da vida só depende de si, rodear-se das melhores pessoas e do melhor conhecimento também.

Dito isso, gostaria de lhe propor um princípio orientador que poderá usar para decidir sobre a forma como vai rodear-se dos melhores: Procure a influência das pessoas ou do conhecimento que você mais admira.

Podem ser amigos, familiares, colegas, influenciadores, livros, filmes, videos, podcasts, sites, cursos online, etc. 

E responda a estas perguntas. 

  • Com quem passa mais tempo?
  • Quem são as pessoas que mais admira?
  • Estes dois grupos são iguais? 
  • Qual é o mais relevante?

Como diria Mark Twain, O segredo para progredir é começar.

Boa sorte e muitas felicidades, no novo destino que escolheu. Bem Haja.